Inbound e Outbound: O que significam e quais as principais diferenças?

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No sector de contact center, é bastante comum falarmos de Inbound e Outbound.

Mas afinal o que significam?

Vivemos numa era onde a relação com o cliente é crucial para o sucesso da marca. Todas as empresas e negócios têm ou deviam ter diversos meios de interagir com os seus clientes e possíveis clientes. Quando o contrário acontece, e o contacto e interação com uma empresa é difícil e imediato, o cliente fica com uma má imagem da empresa. O que consequentemente, diminui a sua intenção de compra e lealdade à marca.

Por este motivo, é essencial que as organizações adotem soluções de inbound e outbound dependendo das necessidades e objetivos. Para que tenham a capacidade de comunicar e de se conectarem de forma personalizada e através de diferentes canais de comunicação com os seus clientes. Permitindo a cada cliente comunicar de forma direta e instantânea com uma marca. E criando assim, relações de proximidade com o seu cliente.

A diferença entre contactos e soluções inbound e outbound, está em quem inicia o contacto ou relação: o cliente ou empresa.

Soluções Inbound 

Tal como o nome indica, soluções inbound englobam todos os contactos em que o consumidor é quem dá o primeiro passo no relacionamento com a marca. Focando-se principalmente no apoio ao cliente, as soluções inbound comercial são bastante populares nas estratégias de marketing das empresas.

Em contactos inbound, a principal função de um agente é responder e encontrar a melhor solução para o problema ou questão do cliente/futuro cliente. O seu principal objetivo é não só prestar apoio ao cliente ou angariar um novo cliente como também construir uma imagem positiva da empresa. 

A Pluricall é expert em soluções omnicanal de inbound marketing que permitem um acompanhamento efetivo e centralizado de toda a interação do cliente com a sua empresa através dos diferentes canais. O nosso expertise estende-se a diversos setores do mercado e cumpre um acompanhamento 360º da interação do cliente. Desde o tradicional apoio ao cliente ou apoio logístico às linhas comerciais ou linhas de retenção de clientes, linhas de controlo de qualidade e helpdesk. Seja por voz, chat, email ou através de aplicativos móveis.

Soluções Outbound 

Soluções outbound são o oposto de soluções inbound, ainda que partilhem os objetivos. São soluções que se complementam e tornam o contacto com clientes e possíveis clientes mais completo. 

Serviços outbound visam qualquer contacto em que a marca ou negócio dá o primeiro passo na interação com o cliente. O principal papel de agentes outbound é contactar clientes ou potenciais clientes. O seu foco estende-se principalmente na promoção e venda de produtos ou serviços seja para atuais clientes (upselling) como para potenciais ou antigos clientes.

Não podemos resumir as soluções outbound a simples campanhas de vendas outbound. Entre os possíveis serviços podemos destacar os mais habituais como:

  • Gestão de cobranças;
  • Apoio logístico;
  • Questionários de satisfação;
  • Prospeção de mercado;
  • Fidelização e/ou recuperação de clientes;
  • Estudos de mercado;
  • Angariação de fundos;
  • Qualificação de base de dados;
  • Marcação de test drives;
  • Convite a presenças em eventos.

A Pluricall com 20 anos de experiência na prestação de serviços completos de telemarketing. Apostamos na formação contínua das mais avançadas técnicas de venda, com monitorização de qualidade diária. Uma equipa estável, com perfil comercial, focada na entrega de objetivos definidos pelo cliente.

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A Pluricall é uma solução de crescimento para empresas que procuram potenciar os seus negócios ao máximo. Ao longo dos nossos 20 anos de experiência desenvolvemos marcas, produtos e serviços nos mais variados setores de mercado através de estratégias globais de comunicação, telemarketing, apoio ao cliente e atendimento telefónico.

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