10 Dicas Para Reduzir o Stress em 2021

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4 minutos de leitura

Para reduzir o stress é essencial que descubras alternativas para viveres de uma forma mais tranquila e equilibrada. É fundamental que encontres estratégias para equilibrar o tempo entre trabalho, família e amigos.

As dicas que se seguem têm como objectivo ajudar-te, mas é também importante que procures o apoio de amigos e familiares, ou até mesmo de um psicólogo, que te poderá auxiliar a descobrir ferramentas para reduzir o stress e aumentar a tua qualidade de vida.

#1 Descansa Quando te Sentires Cansado

O stress é proporcional ao cansaço e é muitas vezes causado por altos níveis de exaustão. 

Quando te sentires cansado é essencial que descanses. Se fizeres pequenos intervalos ao longo do dia, irás permitir que o teu corpo recupere e conseguirás ser mais produtivo sem entrantes em ciclos de ansiedade e stress.

#2 Pratica Exercício Físico

Exercício físico é uma ótima forma de reduzires e monitorizares os níveis de stress.

Quando praticas exercício físico são produzidos neurotransmissores que ajudam a restaurar o corpo e a mente para que atinjas um estado mais calmo e relaxado. Podes fazer uma caminhada rápida ou corrida ao ar livre, ou podes até utilizar o YouTube para descobrires aulas de HIIT, yoga ou dança que gostes e que possas fazer em casa.

O mais importante é que incorpores atividade física à tua rotina diária!

#3 Optimiza o Teu Tempo

A otimização e melhor distribuição do tempo são estratégias que ajudam a combater o stress. 

Começa o teu dia definindo objetivos. A melhor forma de fazeres isto é escreveres uma lista das principais tarefas por  ordem de importância. 

Adotando esta estratégia conseguirás reduzir o stress, aumentar a tua produtividade e viver uma vida mais saudável!

#4 Experimenta Técnicas de Relaxamento

Tenta descobrir uma técnica de redução de stress que te ajude a relaxar e incorpora-a na tua rotina diária.

Começa por pesquisar sobre os vários tipos de meditação e descobre qual o que se encaixa melhor contigo e com o teu estilo de vida. Recomendo que incorpores momentos de meditação à tua rotina diária. 

Existem diversas aplicações com meditações guiadas. Podes também encontrá-las no YouTube. 

Meditar é uma ótima forma de começares o teu dia!

Yoga é também uma atividade que te ajuda a conectares com o teu corpo e mente. Recomendo novamente que faças a tua pesquisa e encontres o tipo de yoga que se enquadra melhor contigo!

#5 Dorme Mais e Melhor

A falta de sono é uma das principais causas de stress, no entanto e infelizmente, o stress também é responsável pela falta de qualidade do sono.

Se enquanto tentas adormecer a tua cabeça não consegue parar de pensar e de girar em torno das mesma ideias, isto impede-te de relaxar e acalmar para que possas adormecer. Por isso, é essencial que:

  • O teu quarto seja um local de tranquilidade e sem ligação a elementos que te causam stress. Se por exemplo, teletrabalhas a partir do teu quarto, será complicado relaxares e desassociares o stress causado pelo trabalho. Tenta trabalhar na tua sala ou escritório!
  • Evita cafeína e álcool ao fim do dia.
  • Antes de te deitares, toma um banho quente e lê um livro pouco exigente para esqueceres o que te preocupa e relaxares o corpo.
  • Deita-te todos os dias mais ou menos à mesma hora, para que o teu corpo desenvolva esta rotina.

#6 Adota um Estilo de Vida Mais Saudável

Evita, ou pelo menos reduz, o consumo de nicotina e de qualquer bebida que contenha cafeína e álcool. 

A cafeína e a nicotina são estimulantes e por isso, aumentam os níveis de ansiedade e stress, em vez de os reduzir.

Bebidas alcoólicas agem também como um estimulante quando ingeridas em pequena quantidade. 

Evita também o consumo de açúcares refinados, uma vez que estes podem aumentar a sensação de cansaço e irritabilidade.

É essencial que adotes uma dieta saudável, equilibrada e nutritiva!

 #7 Define Barreiras Entre o Trabalho e a Vida Pessoal

É importante que definas barreiras entre a vida pessoal e o trabalho, especialmente se trabalhas a partir de casa (inserir link para oportunidades de emprego na empresa).

Mantém os mesmos horários que terias se estivesses a trabalhar no escritório. Se o teu dia de trabalho acaba às 18h, depois das 18h faz um esforço para não pensares em assuntos relacionados com o trabalho. Trabalhar “horas extra”, poderá dar-te a sensação de maior produtividade, quando na verdade estás a aumentar os níveis de cansaço e stress, o que irá comprometer a produtividade do dia seguinte, e isto poderá tornar-se num ciclo vicioso. 

Para que consigas respeitar o teu horário de trabalho e concluir todas as tuas tarefas dentro deste horário, volto a reforçar a ideia de que é essencial planificares as tuas tarefas e objetivos diários.

#8 Identifica os teus Limites 

Tanto no trabalho como na vida pessoal, é bastante importante teres a capacidade de reconhecer os teus próprios limites.

O acumular de responsabilidades na vida profissional é  um dos fatores que causam mais stress. Muitas vezes com o objetivo de seres reconhecido como um excelente profissional poderás assumir mais tarefas do que aquelas que  és capaz de finalizar, e isto vai conduzir-te ao caminho oposto.

Na vida pessoal isto também acontece. É provável que queiras aproveitar o teu tempo livre com amigos ou familiares, e que por isso aceites todos os convites que te propõem, mas lembra-te que é fundamental que guardes tempo para descansar, relaxar,  e preparar para um novo dia!

#9 Exterioriza os teus Sentimentos, Planos e Expectativas 

Escrever pode ser um método interessante para combater o stress.

Expressares os teus planos, sentimentos, medos e expectativas por escrito, pode ser um excelente canal de autoconhecimento e descompressão. 

Fazeres um diário escrito de forma a monotorizares os teus níveis de stress e ansiedade, pode ajudar a tornares-te mais consciente e a identificares os fatores que te causam stress.

Sugiro que anotes a data, hora, local e uma pequena descrição que inclua o que sentiste física e emocionalmente durante um episódio de stress e podes também classificá-lo numa escala de 0 a 10.

#10 Assume o controlo!

Apesar de stress e ansiedade serem um problema “invisível” aos olhos de muitos, é um problema real e que muitas vezes pode parecer impossível de controlar.

No entanto, as dicas anteriores apresentam-te as ferramentas que precisas para controlar estes momentos de ansiedade e stress.

Se estes problemas persistirem e se tornarem incontroláveis é importante que consideres pedir ajuda de um profissional.

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