Teletrabalho: 3 Dicas Fundamentais para 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
2 minutos de leitura

Teletrabalho: 3 Dicas Fundamentais

A pandemia exigiu uma revolução no mundo do trabalho. Desde Março de 2020, que grande parte das empresas adotou  o regime de teletrabalho. Em 2020, o teletrabalho podia parecer uma excelente notícia. No entanto, passado um ano desde o início da pandemia, há que gerir da melhor forma e aproveitar o regime de teletrabalho.

Nesta fase, temos que nos esforçar para encontrar estratégias que preservem a saúde mental (link blogpost de stress e ansiedade). 

Se estás em teletrabalho, as dicas seguintes são fundamentais.

Mantém as Tuas Rotinas

O teletrabalho exige um certo nível de disciplina e é de facto essencial que procures manter os teus hábitos e rotinas.

Deves fazer um plano simples e geral para conseguires estruturar melhor o teu dia de forma produtiva para que não olhares para o relógio às quatro da tarde a pensar “Como assim não fiz metade das minhas tarefas?”.

É essencial que não acordes 10 minutos antes de começares a trabalhar. Acorda com tempo para completares a tua rotina matinal com calma.

Veste algo confortável, mas não fiques de pijama o dia inteiro.  Pode não parecer uma dica crucial, mas é.  A forma como te vestes afeta a tua produtividade!

É bastante importante que respeites o teu horário de trabalho e cumpras as pausas que deves fazer ao longo do dia.

Escolhe o Teu Local de Trabalho

Estás habituado a ir para o escritório todos os dias, e por isso, a separação entre casa e trabalho é uma separação física. 

Por isso, é importante que cries esta separação também em tua casa.

Escolhe o teu local de trabalho. Tenta teletrabalhar sempre a partir do mesmo sítio e tenta que este local não seja o teu quarto. É importante que quando o teu dia de trabalho acabe, possas descansar numa divisão que não associes a trabalho. 

É provável que a tua casa não esteja tão bem preparada como um escritório, mas há pequenas coisas que fazem a diferença, as dicas seguintes são simples para fazeres do teu local de trabalho um sítio acolhedor e confortável. 

  • É importante que seja um local com luz natural.
  • É essencial que tenhas uma cadeira confortável.
  • Decora o teu espaço de trabalho para que este se torne mais acolhedor.
  • Plantas naturais não só são ótimos elementos de decoração como também são ótimas para limpar o ar.

Não te Esqueças de Socializar

Agora que trabalhas a partir de casa, a tua forma de socialização diária que tomavas como garantida, deixou de existir. E a verdade é que estas interações casuais ajudam a combater a solidão e a quebrar a monotonia do dia a dia.

Comunica com colegas, durante as tuas pausas, através de mensagens, chamadas, ou pelo zoom. Se costumas perguntar aos teus colegas como foi o fim de semana deles, continua a fazê-lo. Ou se costumas conversar com eles sobre um tema específico, liga-lhes ou envia uma mensagem. Estas pequenas interações fazem a diferença!

Esta dica não se aplica apenas às pessoas com que trabalhas. Conversa com os teus amigos e familiares, uma chamada de grupo pelo zoom vai melhorar o teu dia.

Lembra-te que não tem que ser algo mega planeado.

Numa altura como estas é essencial que continuemos conectados e tomemos conta uns dos outros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Pluricall é uma solução de crescimento para empresas que procuram potenciar os seus negócios ao máximo. Ao longo dos nossos 20 anos de experiência desenvolvemos marcas, produtos e serviços nos mais variados setores de mercado através de estratégias globais de comunicação, telemarketing, apoio ao cliente e atendimento telefónico.

Junta-te à nossa equipa

Publicações Recentes

Assine a Nossa Newsletter

Pluricall, SA

Av. Defensores de Chaves nº 45 - 3º 1000-112 Lisboa
Telefone: 217 919 300
Fax: 217 919 399
Geral: info@pluricall.pt
Comercial e Marketing: comercial@pluricall.pt
Recursos Humanos: rh@pluricall.pt